A FAMÍLIA NA ATUALIDADE

A FAMÍLIA NA ATUALIDADE

Marilene Neves de Oliveira
Profª. Daniela Regina da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
História/Licenciatura (HID-1571) – Psicologia Geral e do Desenvolvimento
03/12/08


RESUMO

A Família na Atualidade tem se destacado pela diversidade que hoje se apresenta diante da sociedade. Começando pela terceira idade que atualmente se dedicam a ter uma qualidade de vida melhor com várias atividades desde a física como o lazer. O núcleo da família já não esta mais centrada no pai como provedor tendo o auxílio da esposa e filhos de maior idade. Por sua vez a escola tem contribuído muito conduzindo o aluno no que é saudável. Mesmo quando surgem problemas familiares como a violência doméstica ou abuso sexual. No séc. XXI os governantes estão mais presentes nestes problemas com o auxílio do conselho tutelar e a delegacia da mulher a instituição família sente-se mais protegida. Podemos destacar uma característica de uma família saudável é a integração entre os membros cada um respeitando o espaço do outro.


Palavras-chave: Diversidade na Família; Problemas na Família; A Família e a Escola.


1 INTRODUÇÃO

A Família na Atualidade vem se adaptando com as grandes mudanças que surgiram no século presente. Hoje existem vários modelos de família não somente a família tradicional, assumindo um perfil de família moderna.

2 DIVERSIDADE NA FAMÍLIA

A Família na atualidade tem uma diversidade em sua estrutura, o pai já não mais o centro provedor abrindo assim espaço para a mulher que esta mais independente ajudando a manter uma vida mais confortável. Segundo Petrini (2005):

A família participa dos dinamismos próprios das relações sociais e sofre a influências do contexto político, econômico e cultural no qual está imersa. [...] As mudanças atingem simultaneamente os aspectos institucionais da realidade familiar bem como as identidades pessoais e as relações mais íntimas entre os membros da família.”


Podemos citar algumas estruturas familiares que mudaram no decorrer dos anos, tais como a mãe solteira; o pai solteiro; casal homossexual; pais adotivos.

Sousa (2008) nos esclarece que “[...] Há muito a realidade nos mostra um número considerável de pessoas que tem por opção afetiva e sexual o relacionamento com o par do mesmo sexo. [...] A atualidade destaca formas novas de família constituídas a partir do afeto que envolve os seus componentes e não a partir de bases clássicas.”

3 PROBLEMAS NA FAMÍLIA

É comum hoje a violência esta presente na vida familiar por vários motivos que podemos citar: desemprego; abuso de autoridade; amor possessivo etc.

Segundo (SILVA, 2005, p.79) “A violência não pode ser considerada apenas como prática de delitos e criminalidade ela perpassa o cotidiano da vida das pessoas, na família, nas escolas, nas ruas.”

A violência doméstica e o abuso sexual são problemas familiares, causando graves seqüelas nos filhos que não encontrando abrigo e segurança no lar busca outras opções e muitas vezes caindo em problemas maiores como as drogas.

Sem falar da grande vilã dos tempos modernos a internet. O seu mau uso pelas crianças tem gerados problemas familiares, muitas vezes irreversíveis.

A diversidade na Família da Atualidade tem sido uma característica do séc. XXI. O dialogo e aceitação da opção sexual, respeito e igualdade no seio da família serão pontos fortes para o século em que vivemos.

4 A FAMÍLIA E A ESCOLA

A Família na Atualidade tem muitos recursos que anos atrás não tinham como, por exemplo, mais profissionais qualificados para na área da medicina, educação e ajuda psicologia. Serviços governamentais como o conselho tutelar e a delegacia da mulher.

A escola tem exercido uma função fundamental como orientadora conduzindo a criança e o adolescente a viver socialmente. Segundo Carvalho (2008), “[...] As normas, moral e juízos de valor, ou seja, assuntos que tem de ser tratados em família e escola e não podem ser ignorados por nenhuma das duas partes [...] para que ele se comporte perante a sociedade.”

A orientação sexual nas escolas tem servido como um papel importante na vida dos adolescentes. Pois às vezes nas famílias há certo receio ou timidez , e a escola complementa o que falta , é claro não substituí o papel da família. A família deve se atualizar sobre estes assuntos tornando o diálogo mais fácil.

5 CONCLUSÃO

De acordo com este estudo podemos concluir que a Família na Atualidade vem se modificando e se adaptando com a presente sociedade a qual vive. Não deixando de lado a responsabilidade que lhe cabe como formadora do futuro cidadão.

6 REFERÊNCIAS

CARVALHO, Andressa. A Família na Atualidade. Disponível em: <> Acesso em: 26 nov. 2008.

SOUSA, Aline Delias de. A Família informal: As Novas Espécies de Família Não Fundadas no Casamento. Disponível em: http://www.autores.ucpel.tche-br/direito/revista > Acesso em: 25 nov. 2008.

SILVA, Daniela Regina. Violência Doméstica. Apostila de Psicologia Geral e do Desenvolvimento. 2ª. Ed. Indaial: Asselvi, 2005.

PETRINI, João Carlos. Mudanças sociais e Familiares na Atualidade: Reflexões à luz da história social e da sociologia. Disponível em: http://www.fafich.ufmg-br/^ Acesso em: 26 nov. 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O LEGADO DO IMPÉRIO PERSA

A RELIGIÃO TRADICIONAL BANTA SEC. XIX