A GUERRA DO PARAGUAI

A GUERRA DO PARAGUAI E SEUS REFLEXOS NA ECONOMIA DOS PAÍSES-MEMBROS DO MERCOSUL

Marilene Neves de Oliveira
Prof. Manoel José Fonseca Rocha
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
História/Licenciatura (HID-1571)- História da América
05/08/2009


RESUMO

A Guerra do Paraguai e seus Reflexos na Economia dos Países-Membros do MERCOSUL, não houve grande avanço por parte Paraguai desde a guerra contra os países aliados e com 35 anos de ditadura. Mostrando uma economia fraca sem grande crescimento comparando com os países que fazem parte do MERCOSUL, do qual faz parte. O Paraguai se mostra dividido entre o MERCOSUL e a oportunidade de entrelaçar politicamente com os EUA, como mostra as notícias atuais. Podemos concluir que o Paraguai se tornou um país instável economicamente e politicamente.

Palavras-chave: A Guerra do Paraguai; O MERCOSUL; O Paraguai nos dias Atuais.


1 INTRODUÇÃO

O Presente estudo mostra que pouco mudou na economia do Paraguai desde a guerra de l864. Mostrando que atualmente ainda é um país politicamente instável.

2 A GUERRA NO PARAGUAI

O inicio da guerra do Paraguai se deu em 1864, a partir da ambição do ditador Francisco Solano Lopes, que tinha o propósito de aumentar o seu território.

Segundo Gazzola:“O pretexto para a guerra foi a intervenção do Brasil na política Uruguaia entre agosto de 1864 e fevereiro de 1865. Mandou capturar o navio mercante brasileiro Marques de Olinda, que subia o rio Paraguai [...] invasão da província de Mato Grosso.”

Com a tríplice a aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai foram derrotados, uma guerra que durou cinco anos. Foi uma amarga derrota de um país que um dia foi próspero e independente. Assim um país que era um exemplo se tornou pobre e em retrocesso voltando ao latifundiário e com muitas dívidas.

Os ingleses tinham interesses e apoiavam totalmente a tríplice aliança. Emprestando dinheiro e oferecendo apoio militar. Segundo Sousa:

“Mesmo assim, as boas condições estruturas e alto grau de organização dos exércitos paraguaios fizeram com que a guerra se arrastasse por cinco anos. [...] O saldo final da guerra foi desastroso. O Paraguai teve cerca de 80% de sua população de jovens adultos morta. O país sofreu uma enorme recessão econômica que empobreceu o Paraguai durante muito tempo.”

O Que sobrou do Paraguai foi a amarga derrota e o retrocesso econômico. Passados alguns anos enfrentaria uma longa ditadura que levaria o país ao contrabando sendo conhecido como o paraíso da ilegalidade.

“Stoessner desenvolveu uma política voltada para a construção de um Paraguai essencialmente agrícola e uma espécie de paraíso latino-americano do contrabando. [...] na metade da década de 80, 60% de todo o comércio externo do país era ilegal.” (ROCHA, 2007, P. 101)


3 MERCOSUL

MERCOLSUL espaço de livre comércio entre as fronteiras seja comum entre os participantes, mas a realidade é outra conforme as estáticas de Averbug:

“Entretanto ao efetuarmos um balanço de que ocorre ao longo dos últimos dez anos, percebeu-se que o realizado concentrou-se apenas no objetivo de formar uma zona de livre comércio e união aduaneira. [...] limitou-se ao incremento do comércio entre os participantes . [...] cometeram o equívoco de não explorar devidamente o MERCOSUL.”

“As estáticas mostrou que o MERCOSUL beneficiou os países maiores, sendo que o crescimento econômico foram menos no Uruguai e quase nada no Paraguai: a) não resultou em aumento relevante no coeficiente exportação total /PIB; b) contém traços de um enredo de “desvio de comércio”; c) beneficiou mais os países maiores, repercutindo menos no Uruguai e quase nada no Paraguai; d) não gerou impacto transcendental sobre as perspectivas de desenvolvimento dos PMM.”

Sob uma visão geral do MERCOSUL , os países envolvidos têm estar dispostos a compartilhar as regras e leis estabelecidas a fim de alcançarem os objetivos proposto, não sendo dualistas e não ignorar os espaços e sociedades de cada um.

Segundo Ariosi:“O Brasil e os demais estados-partes do MERCOSUL são dualistas quanto à aplicação dos tratados internacionais. [...] portanto cada um adota um sistema próprio para transformar os tratados internacionais em normas internas.”

4 O PARAGUAI NOS DIAS ATUAIS

O Reflexo econômico que o Paraguai tem passado para seus vizinhos é de um país que esta em construção ainda muito lento. Veremos algumas notícias da atualidade sobre o Paraguai:

Conforme o jornal Estadão: ”A uma semana da visita oficial ao país do presidente paraguaio, Fernando Lugo, o governo brasileiro prepara um pacote de agenda para tentar demover o vizinho da idéia de mexer no tratado de Itaipu. [...] o Brasil ajudaria a reforçar o caixa do governo paraguaio, antecipando a compra de energia, pode evitar o aprofundamento da crise política paraguaia”.

Segundo a América Econômica: ”Em clima de frustração, o Paraguai encerrou nesta sexta-feira os seis meses em que ocupou a presidência pro temporária do MERCOSUL. Com falta de avanço no último semestre e a insatisfação crescente dos sócios menores o próprio Paraguai e Uruguai, ficou claro o descrédito do processo de integração regional. [...] o desencanto com o MERCOSUL se generalizou”.

Segundo Lemgruber: ”A região parece dançar entre dois novos extremos: a amizade e cooperação América, uma das mais antigas tentações das políticas externas dos países da América do Sul, e a integração boliviana proposta feita pelo presidente venezuelano Hugo Chávez. Até o momento a escolha paraguaia é clara. de fato a guinada na política externa do país em direção aos EUA revê inicio com a visita a Washington do vice-presidente paraguaio, Luis Aberto Castiglioni”.



5 CONCLUSÃO

Então podemos concluir que esperando do Paraguai uma consideração com os seus vizinhos talvez isto não venha acontecer, por que ele busca o seu próprio caminho ignorando o MERCOSUL e buscando para si outros aliados para o seu crescimento econômico.
.

6 REFERENCIAS

AMÉRICA ECONÔMICA. Paraguai Sai Frustrado da Presidência Temporária do MERCOSUL. Disponível em: http://www.americaeconomica.com.br. Acesso em: 27/07/2009.

AVERBUG, Marcello. O MERCOSUL e o Paraguai. Disponível em: http: // www.ie.ufrg.br/apart/pdf > Acesso em: 23/07/2009.

ARIOSI, Mariângela F. O MERCOSUL. Disponível em: < http://jus2.vol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5939 > Acesso em: 23/072009.

ESTADÃO. Brasil Quer Antecipar Pagamentos de Itaipu. Disponível em: Acesso em: 29/07/2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O LEGADO DO IMPÉRIO PERSA

A RELIGIÃO TRADICIONAL BANTA SEC. XIX