O LEGADO DO IMPÉRIO PERSA

O LEGADO DO IMPÉRIO PERSA

Marilene Neves de Oliveira
Prof. Janes Fidélis Tomelin

Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
História/Licenciatura (HID-1571)- História Antiga



RESUMO

O Legado do império Persa se destaca com dois grandes reis e suas conquistas. Sendo o Império da antiguidade que mais governou um imenso território. Destacando a organização dos reis, sendo o primeiro o rei Ciro; conhecido como um rei benevolente e justo. Depois dele o rei Dario conhecido pela sua organização social e econômica trazendo grandes feitos para seu povo.


Palavras-chave: Origens; Rei Ciro; Rei Dario.


1- INTRODUÇÃO

O Império Persa conhecido mundialmente entre cristãos e judeus; pela benevolência de Ciro e também pela posição territorial que na época conquistou. Entre suas características se destaca as obras públicas.

2- ORIGENS

Divididos em dois grupos Medos e Persas. Os Medos se estabeleceram nos campos ondulados da região noroeste do planalto Iraniano. Enquanto que os Persas rumaram para o sul habitando em terra árida.
Segundo Roaf “Nos mundo bíblico e grego, os Medos se associavam-se estreitamente aos Persas, dado que ambas eram tribos indo-iranianas que falavam línguas aparentadas. Na época do império Assírio, os Medos estabeleceram-se nos vales férteis [...] um grupo dos Persas era vizinho dos Medos no Zagros central.”



3- O REI CIRO

Seu governo foi brilhante com grandes conquistas como Nínive e Babilônia. Ciro derrotou os Medos no seu terceiro ano (513 a.c).

Todos os habitantes da Babilônia, assim como aqueles que viviam no país da Suméria e da Acádia, príncipes e governantes, o reverenciaram (a Ciro), lhe beijavam os pés, felizes por ter subido ao trono e o receberam alegremente, com caras radiantes, como ao mestre com ajuda do qual tinham passado da morte para a vida e tinham superado o prejuízo e o desastre, pelo que veneraram seu nome” (id. ROALF, 1997, pg. 204).




3.1 CARACTERÍSTICAS DO REINADO DE CIRO

Considerado um rei inteligente e benigno. Respeitava a cultura e a religião de cada povo dominado. Segundo Roalf “Ciro foi considerado pelos Judeus como um salvador, como enviado de Jeová, por ter libertado do cativeiro e permitir-lhes reconstruir o seu templo em Jerusalém.”

Uma das maiores conquistas foi o Egito(conquistado por Cambises II, filho de Ciro II). Assim tornou-se o reino antigo com mais extensão territorial.

4- O REI DARIO

O rei Dario estendeu suas conquistas persas à Europa. O seu reinado foi marcado pela organização social e econômica.

Os Persas também não interferiam no sistema judiciário das províncias. Em alguns casos, as leis foram codificadas pela primeira vez sob o domínio persa. Entre todas as suas realizações, Dario mais se orgulhava de seu papel como protetor das leis. De fato, o sistema judiciário persa era famoso por sua equidade, imparcialidade e coerência- o Antigo Testamento menciona “a lei dos medos e dos persas que não se pode revogar”. (TIME-LIFE. 1991. pg. 27)


4.1- CARACTERÍSTICAS DO REINADO DE DARIO

Foi criado um sistema de impostos e tributos; reformas sociais e econômicas; criou um sistema de leis respeitado por todos os povos conquistados; construiu uma rede de estradas para facilitar a comunicação das províncias; um sistema rápido de correios (os mais rápidos da Ásia Menor); construção de aquedutos para agricultura.
A criação da padronização da moeda foi uma das que causou maior impacto (dários de ouro). Uma moeda com sua esfinge.

Para acelerar o transporte desses tributos e manter sob controle as regiões mais distantes do império [...]. O serviço dispunha de cavaleiros e animais descansados a intervalos fixos ao longo de todas as principais rotas. Um cavaleiro galopava de um posto ao seguinte [...] onde o malote do correio real era passado ao mensageiro seguinte. [...] os persas construíram aquedutos subterrâneos , os canais . A intervalos regulares , havia poços para os trabalhadores fazerem a manutenção dos túneis. O imperador também financiou viagens de exploração: uma até as nascentes do Indo, outra no mar Egeu e uma terceira ao longo da costa ocidental da África. (id. TIME-LIFE. 1991. pg. 13 e 14)

5- CONCLUSÃO

O legado do Império Persa, aqui falamos de um modo geral de várias dinastias, desde de Ciro I, Ciro II, até seus filhos que herdaram o trono com a mesma glória.  Estendeu-se através do tempo o estudo destes povos. Sua organização social; economia; arquitetura dos templos; suas riquezas e suas histórias de seus reis e leis que é mencionada na Bíblia no Antigo Testamento, estudada por muitos cristãos católicos e protestantes.

6- REFERÊNCIA

ROALF, Michael. Mesopotâmia e o Antigo Oriente. Lisboa: Edições Prado, 1997. v-2, p. 202-204.

TIME-LIFE. A Elevação do Espírito(600-400), A Pérsia Em Seu Auge. RJ: Time-life. 1991. p. 13-27.

Comentários

Almir Bispo disse…
Excelente.
O único erro é:
"os mais rápidos da Europa"
O imperio Medo-Persa era na Ásia.
Então os correios eram "os mais rapidos da Ásia"
Unknown disse…
Cambises conquistou o Egito, certo?
Marilene Neves disse…
Oi.
Seu comentário está correto. Já arrumei.

Postagens mais visitadas deste blog

A RELIGIÃO TRADICIONAL BANTA SEC. XIX