TEORIA CONSTRUTIVISTA

Marilene Neves de Oliveira
Prof. Janes Fidélis Tomelin; Norberto Siegel
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura/História (HDI-1571)- Filosofia Geral e da Educação
20/01/2010

RESUMO

A Teoria Construtivista tem seu percussor Jean Piaget, que se preocupou estudar o comportamento humano desde nascimento até a adolescência. Descobrindo que há interatividade com o meio assim o individuo constrói conhecimento desde de cedo. Na educação influenciou por suas idéias de interatividade chamada construtivista, sendo o professor o intermediário do conhecimento incentivando o aluno a ser independente e autônomo.

Palavra chave: Jean Piaget; Teoria Construtivista; A Educação Moderna e Piaget

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo traz uma reflexão da teoria construtivista idealizada por Jean Piaget e como ela pode ser aplicada na educação podendo trazer bons resultados tanto para alunos como professores.

2 JEAN PIAGET

“Jean Piaget (1896-1980), suíço formado em biologia, também se interessou por filosofia e psicologia. [...] Além de realizar estudos com crianças em idade escolar, Piaget e sua mulher observaram com cuidado o desenvolvimento da inteligência e a construção real nos seus próprios filhos.” (Arranha, 2006).

Piaget conseguiu com sua teoria romper com o paradigma da educação. Observando crianças desde o nascimento até a adolescência. Logo percebeu que o conhecimento se constrói na interação do sujeito com o meio que ele vive. Esta teoria chama-se método clínico “epistemologia genética”.

3 A TEORIA CONSTRUTIVISTA

Segundo Mattos: “Uma teoria mais importante na educação atual, a teoria construtivista, surgiu a partir de experiências [...] observando recém nascidos passava do estado de não reconhecimento de sua individualidade frente o mundo que o cerca indo até a idade de adolescente, onde tem o inicio da percepção de raciocínio mais complexo.”


Para Piaget o professor é mais um espectador do desenvolvimento, favorece processo independente de conhecimento.

Na atualidade Piaget serviu como referencial em uma visão mais completa de desenvolvimento cognitivo.

Comparando com Vygostsky que vê o sujeito como um ser eminentemente social e a linha do pensamento Marxista sustentam que todo conhecimento vem de processos psicológicos (comunicação, linguagem, raciocínio etc., que são adquiridos no contexto social e depois se internalizam. Ao contrário Piaget desenvolveu a teoria de “epistemologia genética” que desde o nascimento o ser humano constrói o conhecimento.(Argento, 2009)


4 A EDUCAÇÃO MODERNA E PIAGET

Segundo Argento: “Conceitos básicos da teoria Piagetiana: organização; adaptação; assimilação e acomodação [...] mutação; experiência; transmição social; processo de equilibração.”

“Exemplo das salas de aula construtivista: 1- O currículo é apresentado do todo para as partes, com ênfase no conceito geral. 2- Busca pela questões levantadas pelos alunos é altamente valorizada . 3- Os estudantes são vistos como pensadores com tórias emergentes sobre o mundo. 4- As atividades baseiam em fontes primárias de dados e materiais manipuláveis. 5- Os professores geralmente comportam-se de maneira interativa, mediante o ambiente para estudantes. 6- O professor busca os pontos de vista dos estudantes. 7- A avaliação da aprendizagem está interligada ao ensino e ocorre através da observação do professor sobre o trabalho dos estudantes. 8- Estudantes trabalham fundamentalmente em grupos.”(id.Argento)

Neste método há questionamento, responsabilidade por parte do aluno buscando. O aluno é incentivado a buscar fontes primárias, despertando a curiosidade e busca de teorias para discussão e crítica em grupo.

O exemplo desse método de ensino é as universidades. Onde o professor interage com o aluno buscando desenvolver o pensamento autônomo e crítico.

“Do ponto de vista epistemológico, os representantes dessa tendência desenvolveram uma concepção interacionista construtivista do conhecimento.” (id. Arranha)

O que é o meio que se refere a teoria construtivista? O meio é o nosso ambiente social; o convívio com os pais, parentes e amigos que vão nos passando conhecimento que vai durar por toda a nossa vida. O meio seria a base que temos hoje que a medida que crescemos vamos adquirir mais conhecimento.

5 CONCLUSÃO

Podemos concluir que a teoria construtivista tem grande influência no Brasil e no mundo. Também divergências porque Piaget não tinha vivência em sala de aula. Mas do conceito universitário colocando em prática sua teoria tem bons resultados.

6 REFERÊNCIAS

ARRANHA; Maria Lúcia. Filosofia da Educação. 3ª Ed. SP. Moderna, 2006.

ARGENTO; Heloisa. A Teoria Construtivista. Disponível em: http:/www.robertotexto.com/archivos/teoria_construtivista.htm. Acesso em: 18/12/2009.

MATTOS; Rodrigo Antonio. Teoria Construtivista. Disponível em: http://pt.oboulo.com/teoria-construtivista-59421.html. Acesso em: 10/12/2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O LEGADO DO IMPÉRIO PERSA

A RELIGIÃO TRADICIONAL BANTA SEC. XIX