A ESCRAVIDÃO ENTRE AFRICANOS NO SÉCULO XVI



A ESCRAVIDÃO ENTRE AFRICANOS SÉCULO XVI
Marilene Neves de Oliveira  


Com a posse das novas terras americanas, houve uma grande necessidade a partir de 1530 uma mão de obra que desse lucro imediato. As grandes fazendas dos donatários ocupavam suas terras. O cultivo de cana de açúcar se espalhavam rapidamente. Eram necessários grandes contingentes de pessoas para a produção do mesmo.  Como os portugueses já tinham na costa africana feitorias e um acordo com nativos mercadores. Se tornou viável usar africano capturados; feito escravos na nova terra (Brasil).

Desde de 1540 os portugueses tiveram contatos com os soberanos Mbundu, foram reis africanos que tomaram a iniciativa de buscar contatos com os europeus. (...) Por volata de 1560  o Ngola Liluanji aumentou o número de escravos no reino Ndongo, provavelmente em função do longo período de seca por que passou a região. Nessa época o Ndongo já fornecia escravos aos plantadores de cana-de-açúcar da ilha de são Tomé. (Miller, 1983, v I p. 139-40).


Segundo estudos realizados, uma boa parte do continente africano praticava a escravidão entre tribos. Vários motivos, como disputas tribais; perda de uma propriedade; pagamento de dívidas, disputas por territórios.

Na África negra, cativos eram adquiridos e incorporados às comunidades aldeãs. Tornando-se membros socialmente inferiores das comunidades hospedeiras, mas participavam com direitos e deveres delimitados. (MAESTRI, Mário, p. 5)


Chamado de também de agregados esse cativo em uma família aldeã africana não podia ser vendido, a não ser em caso específico. A diferença entre um cativo na própria terra, era que em três ou quatro gerações evoluía à cidadania plena.








Referências
MAESTRI, Mário. Escravidão e escravismo na Antiguidade. São Paulo. Editora Atual, 19ª edição, 1994.

_________A Escravidão no Rio Grande do sul. Porto Alegre, 2006. Ed. UFRGS, p. 15.

PANTIJA, Selma. Nzinga Mbandi:mulher, guerra e escravidão. Brasília, 2000. Editora Thesaurus, p. 88.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O LEGADO DO IMPÉRIO PERSA

A RELIGIÃO TRADICIONAL BANTA SEC. XIX