CONCEITO DE IDADE MÉDIA

CONCEITO DE IDADE MÉDIA: CORREÇÕES E INCORREÇÕES
Artigo para a aula de quarta-feira
27/08/2009



Conceito da Idade Média e suas incorreções começando com o senso comum de hoje que é apresentado através da televisão como sendo uma época de romances, princesas e dragões, beberrões etc. O conceito mais conhecido é o que foi divulgado quando surgiu o Renascimento, descreviam como idade da ignorância, superstição e decadência. Logo após o Renascimento durante a reforma religiosa a Idade Média foi vista como um momento de corrupção da igreja católica. Em contra partida a Contra- Reforma Católica definiu a Idade Média como um período de harmonia religiosa. Segundo Siebert:
“Perceba como em todas as visões da Idade Média , do Renascimento ao Romantismo, o período não foi analisado a partir de preconceitos dos estudiosos, motivados pelo momento histórico em que viviam, como serviu a interesses políticos muito bem determinados. Ou seja, os estudiosos usaram a Idade Média como arma política ou ideológica para atingir seus próprios objetivos.”


Durante o Iluminismo foi definida como Idade da fé. No Romantismo reforçou um movimento oposto ao Iluminismo e por fim os nacionalistas buscavam na Idade Média suas origens.

Podemos dizer que cada movimento mencionado acima tinha uma visão muito particular com interesses particulares neste período da história.

Podemos considerar como conceito correto da Idade Média , os conceitos modernos , aqueles que visam todos os ângulos desse período, considerando não somente um fator mas todos os fatores em conjunto tiveram suas contribuições para se formar a Idade Média.

“Ao fazerem isso, os historiadores vêm descobrindo uma Idade Média extremamente complexa, vibrante e carregada de inovações tecnológicas e culturais, em uma imagem muito diferente da que a maioria das pessoas tem como verdadeiras.”(id. SIBIERT. 2007, pg. 9)

Podemos concluir que quanto mais houver historiadores com uma visão aberta muito mais descobriremos sobre a idade Média.

REFEÊNCIAS

SIEBERT, Itamar. Conceitos Modernos. Apostila de História Medieval. Indaial. Ed. ASSELVI, 2007, p. 8 e 9.

Comentários

Djalma disse…
muito bom !!
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas deste blog

O LEGADO DO IMPÉRIO PERSA

A RELIGIÃO TRADICIONAL BANTA SEC. XIX