HISTÓRIA LOCAL

A HISTÓRIA LOCAL


Marilene Neves de Oliveira
Prof. Evandro André de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Licenciatura/História (turma HDI-1517)- Processos Historiográficos
30/10/08



RESUMO

A História Local tem como objetivo contribuir com a história nacional. Pois ela faz parte de um todo. Estudar história não é apenas problematizar o passado e sim refletir sobre o presente. É enriquecedor para o professor-historiador analisar o cotidiano dos alunos, criando assim um vínculo com a comunidade. Um ponto forte sobre a historiografia local é a influência da mídia e a influência ideológica. Essas influências tem criado fatos que se destacam na sociedade.


Palavras-chave: Visão Ideológica; Visão do Historiador; A Importância da História Local.



1 INTRODUÇÃO

A História Local faz parte do nosso dia a dia. Cada pessoa é o agente que produz a história. Uma história individual pode ser um pequeno pedaço de um grande esclarecimento de uma história do bairro; município ou até mesmo uma história nacional. Não deixando de perceber que existem vários fatores que contribuem para que a história seja escrita como, por exemplo, a visão do historiador para determinados assuntos ou até mesmo a influência ideológica.

2 VISÕES IDEOLÓGICAS

Desde os séculos passados assim como nos dias atuais houve interesses ideológicos dispostos a destacar o melhor da sociedade como, por exemplo: o chefe de estado; o rei; o imperador; o grande herói; um político; uma pessoa bem sucedida etc.

Assim podemos dizer que uma história local também é influenciada por interesses de determinados grupos.

O discurso historiográfico tem a função de garantir e fortalecer a identidade nacional; desta forma cada país irá definir o discurso historiográfico que atenda a determinada visão ideológica. [...] . Durante o regime nazista na Alemanha, a historiografia forjou um discurso historiográfico que legitimava a perseguição aos judeus. [...] Neste sentido o estudante de História tem ter consciência de que a historiografia e conseqüente discurso historiográfico é uma construção que vem a atender determinada demanda ideológica. (SOUZA,2007,p. 32-33).



2.1 VISÕES DA MÍDIA

Podemos considerar uma visão da mídia (a cultura de massa) na História quando ela destaca certos acontecimentos que passaria despercebidos, certamente com o interesse de uma audiência maior. Estes fatos serão registrados na História nacional.


3 VISÕES DO HISTORIADOR

Na História Local o papel do historiador é importante. Se ele perceber que um fato vai contribuir para a História Nacional o fato local será destacado. Ibid., p. 24 “[...] o historiador contribui de forma direta no processo de construção de identidade. A partir de suas intervenções é que os membros de uma sociedade podem se reconhecer como sujeitos históricos.”

O Historiador está ligado diretamente com sua sociedade; envolvido com os acontecimentos locais, nacionais e mundiais.

Os fatos estão disponíveis para os historiadores nos documentos, nas inscrições, e assim por diante, como peixes na tábua do peixeiro. O historiador deve reuni-los, depois levá-los para casa, cozinhá-los, e então servi-los da maneira que o atrair mais. (CARR, 2006, p. 45).

4 A IMPORTANCIA DA HISTÓRIA LOCAL

Enganam-se, portanto, aqueles que julgam que a eleição de um local, sob a perspectiva de uma história local, implica uma simplificação do número de variantes e aspectos da trama social. O local, alçado em categoria central de análise, pode vir a construir uma nova densidade no quadro das interdependências entre agentes e fatores constitutivos de determinadas experiências históricas então eleitas pela lupa do historiador. [...] A história local não se opõe à história nacional, muito pelo contrário. Ao eleger o local como circunscrição de análise, como escala de observação, não abandonamos as margens as margens, os constrangimentos e as normas, que, regra geral, ultrapassa o espaço local [...]. (REZNIK, 2008).


Podemos observar que a História Nacional esta ligada diretamente com a História Local. O historiador tem que considerar importantes fatos do cotidiano; do individual e da comunidade local. Cada indivíduo faz parte da história.
Segundo Bruneira (2008) “Os protagonistas da História. Nessa perspectiva, os homens simples são os protagonistas da história , reivindicando seu lugar e reconhecimento e, sobretudo, participação na definição de seus rumos.”

5 CONCLUSÃO

A conclusão que podemos chegar sobre a História Local é que tanto o historiador como um indivíduo simples e comum é importante na construção da historiografia. Também não podemos negar que existe um interesse em determinados assuntos de uma classe dominante, que influência na construção dos fatos históricos.

6 REFERÊNCIAS

BRUNEIRA, Cecília F. História Geral e Sociologia: Ligações entre o individual e universal explicam relações sócias. Disponível em: Acesso em : 18 out. 2008.

CARR, Edwward Hallet. Historia e seus fatos. 9ª ed. São Paulo: Paz e terra, 2006. p. 45.

SOUZA, Evandro André. O Discurso historiográfico. Apostila de História Processos Historiográficos. 2ª. Ed. Indaial: Asselvi, 2007.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O LEGADO DO IMPÉRIO PERSA

A RELIGIÃO TRADICIONAL BANTA SEC. XIX