OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO

O QUE NOS ENSINAM OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI?

Marilene Neves de Oliveira
Profª. Ìris Weiduschat
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
História/ Licenciatura (HID-1571) – Didática e Avaliação
04/02/2009

RESUMO

O Que nos Ensinam os Quatro Pilares da Educação para o século XXI?Aprender a conhecer o mundo em que vivemos; o nosso cotidiano; a nossa realidade.Os quatro pilares nos ensinam a igualdade, por que não há isolamento na aprendizagem e sim uma convivência de ambos os lados: professor, aluno, família, escola; podendo assim construir a verdadeira democracia. Aprender a fazer do conhecimento adquirido uma realidade presente. Com aprendizagem de uma maneira entranhada em nós mesmos. Esta realidade nos ensinam a ver a educação como uma fonte inesgotável de aprendizagem. Construir em conjunto uma estrutura sólida para no futuro sermos capazes de autonomia e independência. Não desprezando os desafios que surge na família; na estrutura escolar. Usando os mesmos para vencer unidos com a sociedade na solidariedade e igualdade.

Palavras-chave: Desafios; Construindo Criatividade; Construindo Solidariedade e Igualdade; Construindo Independência.


1 INTRODUÇÃO

O que nos ensinam os quatro pilares da educação no séc. XXI. È um tema muito abrangente, pois trata da vida diária de um professor. Estimula-se que tanto o professor como o aluno aprendem a reaprender. Os quatro pelares abriu um leque de possibilidades para inovar a educação do séc. XXI.

2 DESAFIOS

Para melhor entender todo o processo que vem sofrendo a educação precisamos vencer alguns desafios.

2.1 DESAFIOS NO NÚCLEO FAMILIAR

A família deve estar ciente do método de ensino aplicado na escola. Uma família que apóia e participa forma um aluno mais interessado e equilibrado para vida social. Segundo a UNESCO:

[...] a família deve ser considerada um componente central do capital social, que se quer o mais sólido possível. Afinal, é a família que forma a criança em seus aspectos físico, social e moral, inclusive infundindo valores positivos ou negativos refletidos nos comportamentos.

Podemos dizer que uma família desestruturada, a criança terá sérios problemas; tornando uma criança anti-social com problemas emocionais.

Incentivar a família com auxílio governamental para que a criança tenha uma vida familiar sadia para que a mesma venha a desenvolver na escola um papel participante é um desafio neste século.

2.2 DESAFIOS NA ESTRUTURA ESCOLAR

A estrutura escolar tem um papel importante na formação do aluno. Desde currículos que se adaptam na realidade do aluno às aulas inovadoras. O professor é centro dessa estrutura.
Segundo Rodrigues:

Particularmente, coloco minhas fichas de esperança na formação do professor. Não que o professor, sozinho, dê conta de resolver as grandes mazelas nas quais se encontra a educação hoje, nem que vá impedir, com sua atuação, que se formem delinqüentes, arruaceiros, párias da sociedade, mas pode um professor egresso de escolarização qualificada, minimizar o número de educando sem consciência de seu lugar no mundo e de sua tarefa como construtor da hegemonia moral e social.

Para uma instituição escolar ser abrangente deve haver um trabalho em equipe desde direção, professores a funcionários. Também um trabalho com a comunidade.

3 CONSTRINDO CRIATIVIDADE

Com base nos quatro pilares da educação partimos para a contribuição que o mesmo trás no século XXI. Ensinam-nos a construir meios pelos quais será desenvolvida a aprendizagem. Aprender a conhecer aprender a fazer aprender a ser.

Em busca de uma excelência maior para a educação a construção da criatividade por parte do professor e aluno nos estimula dar toda ênfase na criatividade escolar. Por exemplo: trabalho manual, teatro, esportes, música etc.. Até mesmo uma aula de química pode ser tão interessante quando aproveitada a criatividade das partes interessadas.

“É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero [...] valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanente.” (id. RODRIGUES)

4 CONSTRUINDO SOLIDARIEDADE E IGUALDADE

Aprender a conviver. Sair do individualismo. Partir para a construção de uma democracia onde todos podem ser ouvidos e respeitados; começando dentro da sala de aula com o professor e o aluno.

“Quando se trabalha em conjunto sobre objetos motivadores e fora do habitual as diferenças e até os conflitos interindividuais tendem a reduzir-se, chegando a desaparecer [...] uma nova forma de identificação nasce destes projetos com que ultrapasse as rotinas individuais.” (WEIDUSCHAT, 2007, p. 44 ).

5 CONSTRINDO INDEPENDÊNCIA

Aprendendo a ser. Sermos autônomos e independentes. Com este novo método de educação não somos ouvidos, mas participantes e cada momento está aprendendo e desenvolvendo o senso crítico. Interagindo com o meio, discutindo o mundo.

Segundo Martins:” É papel do professor levar o aluno aprender para conhecer, o que pode ser traduzido por aprender a aprender, em que o aluno é capaz de exercitar a atenção, memória e o pensamento autônomo”.

O professor passa a ser um mediador também independente. Por que ele esta aprendendo a aprender. Sua visão não será centralizada nele e sim em todos, ouvindo e construindo o saber; direcionando e corrigindo. Por se independente ele terá que buscar mais conhecimento. Será muito mais capacitado para aprendizagem.

“[...] a figura do professor não desaparece exceto o modelo tradicional do tipo sabe-tudo, mas passa a exercer um papel de mediador ou instrutor ou mesmo um facilitador na aquisição e desenvolvimento a aprendizagem.” (id. MARTINS).

6 CONCLUSÃO

Assim podemos concluir que os quatro pilares da educação nos ensinam a ver todas as possibilidades de realizar a aprendizagem que poderão transformar a educação. Aqueles que buscam mais criatividade, liberdade e igualdade terão uma base sólida. Mas para aqueles que querem se prender no velho modo tradicional terá dificuldade porque o presente século nos trás transformações que temos que acompanhar como o crescimento da tecnologia, que é tão útil na educação.

7 REFERÊNCIAS

MARTINS, Vicente. Como Desenvolver a capacidade de aprender. Disponível em Acesso em 26/01/2009.

RODRIGUES, Z. Blanco. Pensando na Qualidade da Educação a partir do conhecimento de “Os quatro pilares da educação no Século XXI. Disponível em: <> acesso em 23/01/2009.

UNESCO. OS QUATRO PILARES DA ESDUCAÇÃO. Disponivel no site da Unesco.

WEIDUSCHAT, Íris.Os Quatro pilares da Educação. Apostila de Didática e avaliação. 2ª Ed. Indaial: Asselvi, 2007.

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