REUSUMO: OS QUILOMBOS DO RS

OS QUILOMBOS DO RIO GRANDE DO SUL

Marilene Neves de Oliveira
Prof. Ms. Daniel Baioto

IERGS (UNIASSELVI)
23/08/2011

Os quilombos surgiram como uma manifestação de resistência contra o escravismo no qual eram submetidos. Um anseio de liberdade e de fugir dos castigos e necessidades que enfrentavam os escravos.

No RS criou-se uma teoria de que não havia escravos negros. Pelo motivo de confundirem com as imigrações de alemães e italianos. Isto é um senso comum que se propagou por muito tempo. A realidade é outra. O RS foi um grande centro de escravos de tal importância. Todo o processo de charques e carnes salgadas era produzido com trabalho escravo. O modo de produção do séc. XVII e metade do séc. XIV era o escravismo, com certeza havia outros trabalhos, mas considerando a época a base era o modo de produção escrava (o negro africano).

Os quilombos eram organizados em seu ambiente; havia um líder (chefe de tribo) e os armados para combate.

As organizações socioeconômicas dos quilombos rurais e urbanos se davam da maneiras semelhantes. Ambos tinham como sustento a caça e pesca, uma pequena agricultura, troca ou rapinagem. Muitos dos escravos ainda prestavam serviços clandestinos.

Os quilombos urbanos ficavam perto da cidade comercial. Pelo motivo que os cativos urbanos não conheciam outro serviço como o rural, ficava difícil para eles este tipo de serviço, então os cativos fujões fundavam quilombos próximo dos centros urbanos. Os cativos ofereciam seus serviços clandestinamente.

As relações com sociedade colonial em maioria eram contra os quilombos. Havendo várias expedições para captura dos negros fujões e destruição dos quilombos. Outros se manifestavam a favor e até mesmo ajudava o negro escravo.

Atualmente conforme a Federação das Associações das Comunidades dos Quilombos do RS são 35 entre eles rurais e urbanos. Os rurais no litoral rio-grandense - do- sul ; municípios de : São José do Norte, Mostradas, Tavares e Palmares do Sul. Região central: Restinga Seca, Formigueiros e Entorno. A serra e do sudeste, a oeste da Laguna do Patos. Os quilombos urbanos: Ilha dos Marinheiros( Rio Grande).

Atualmente 5 quilombos urbanos em Porto alegre: Alpes, Areal da Baronesa, Vila Sargentos, Família Fidélix e Família Silva. No município de Canoas: Chácara doas Rosas. Se hoje ainda existem o motivo é que sua capacidade de organização e resistência é forte.

Os quilombos contemporâneos é tal importância hoje, como centro de organização para conhecimento do nosso passado. Sua resistência mostra a força que teve no passado colonial.

A partir da organização comunitária, as comunidades remanescentes do RS exercem sua capacidade de argumentação política, com agentes do movimento negros Instituições de Ensino superior , fazendo com que o Estado Brasileiro, representado por suas instituições , venha reconhecer oficialmente , através de ordenamentos jurídicos e administrativos a existência destas comunidades. Nos últimos dez anos a sociedade rio-grandense se insere no debate de forma mais intensa sobre o reconhecimento formal do movimento quilombola gaúcho.

Conforme a Associação Brasileira (ABA). Define quilombo contemporâneo como comunidade de remanescente de quilombo: grupos sociais cuja identidade étnica os distingue do restante da sociedade; a forma lingüística e religiosa de organização.

Artigo de dei Federal: em 1988, ART. 68. Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras, é reconhecido a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes títulos respectivos.

Artigo de lei Estadual: m 2002, 25 de Março dect. 41.498. Dispõe sobre o procedimento administrativo de reconhecimento, demarcação e titulação das terras das comunidades remanescentes de quilombos do Estado do Rio Grande do Sul.

Estadual: Lei nº 11731 (09/01/2002). Dispõe sobre a regularização fundiária de áreas ocupadas por remanescentes de comunidades de quilombos.





























Comentários

Anônimo disse…
Olá Marilene, tudo bem?
Ótimos teus textos e reflexões. Haveria algum e-mail para contato diretamente contigo?
Sou fotógrafo e gostaria de falar sobre alguns assuntos da tua área.

Abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

O LEGADO DO IMPÉRIO PERSA

A RELIGIÃO TRADICIONAL BANTA SEC. XIX